terça-feira, 16 de março de 2010

Filmes de Guerra são Cult?

Por Jean Coelho

Não é de hoje que Hollywood retrata as grandes guerras com filmes excepcionais. As sequências de explosões, combates em campos abertos com tiroteios e efeitos especiais são marcas registradas dos filmes do gênero. Entretanto, existe uma tendência forte desses filmes onde o lado sentimental dos soldados é expressado com uma sutileza bastante realista. É o caso de filmes como O Resgate do Soldado Ryan, Cartas de Iwo Jima e Soldado Anônimo, por exemplo.


Guerra ao Terror, ganhador de 6 Oscars é o mais recente filme a representar seus "companheiros". A realidade é tanta que ele é mais um de muitos filmes que retratam a atual situação de conflito entre EUA e o Oriente Médio. E o mais curioso é que ele está nas locadoras desde 2008!! É incrível imaginar que um filme de pouca divulgação no mundo surpreendesse e encantasse a todos que o viram. Espero poder ver mais obras-primas como essa no cinema, desde que não me convençam a me alistar no exército!!








6 comentários:

  1. Essa expressão só vale mesmo pra Hoolywwod...
    Mas acho que as pessoas gostam de ver o quanto somos crueies uns com os outros!

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto filmes de guerra,e o termo cult acredito que seja equivocado.
    adorei o blog.
    Ótimo tema.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. isso me faz lembrar q meu tio(EX-soldado falecido)me fazia assistir muitos filmes d guerra
    ele tinha fixação
    e eu assistia com ele

    ResponderExcluir
  4. Bom, apesar do meu minúsculo conhecimento sobre filmes de guerra, as poucas partes que eu vi me chamaram a atenção por se tratarem de cenas bem realistas. Eu já vi documentários sobre a soberania de Hitler que continham gravações de explosões e etc. Comaparadas a esses filmes são praticamente idênticas!!! Obrigada pelo comentário!!!
    Smuacks!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei seu Blog por um acaso, e por um acaso eu AMO FILMES.
    É incontestável que Hollywood goste de filmes assim, mas isso tem uma explicação.
    Os membros da academia são uma boa parte sexagenários, e a idéia de filmes de guerras, principalmente os que retratam as guerras já passadas, é como se o filme ensinassem os “mais jovens” a história do EUA, e todo mundo sabe que eles são super patriotas.
    Por isso esses filmes têm certos destaque por lá!
    Faça post com mais freqüência garanto que serei assíduo!

    abração

    ResponderExcluir
  6. Acho que não que sejam cult, embora existam alguns filmes que tenham como plano de fundo o cenário guerra que sejam, mas acredito que esses que realmente se passam em campos de batalha não. O lado cult fica para filmes como "o menino de pijamas listrados", "A vida é bela", "A queda".
    Mas, embora, do meu ponto de vista, não sejam cults, os acho muito interessantes. Adoro filmes assim. Ótimo blog, parabéns.

    ResponderExcluir